sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mais dicas de patchwork.





Quem começa a fazer patchwork, na maioria das vezes, se surpreende com o grande universo que é a arte do Patchwork. São inúmeras técnicas - o que faz com que o aprendizado seja constante - e, definições que remetem à origem das técnicas, tempo e história de povos.





Uma mesma técnica e várias pessoas produzem peças surpreendentes! A magia dos tecidos e linhas é algo maravilhoso! Isso é trazer cores e novas formas, além de novas amizades que o trabalhar e aprender em conjunto proporcionam.





O querer fazer algo belo é terapêutico e extremamente gratificante tanto para o que faz, quanto para quem ensina. Muitas vezes, a pessoa acha que é incapaz de fazer algo e quando percebe que o aprendizado é fruto de determinação e vontade de vencer o medo da máquina de costura, de cortar os tecidos, de se jogar neste universo de cores e formas, ninguém segura a grande produção de belezas, além de trazer a restauração para a insegurança inicial. Por tudo isso, fazer patchwork é apaixonante! É trazer à tona a capacidade de vencer desafios para muitas vidas!





Nesses anos, tenho visto muitas pessoas terem a autoestima recuperada e a depressão curada por esta grande e deliciosa arte de unir retalhos de panos e de vidas. Isso é patchwork feito com amor!






****************





Continuando as dicas de patchwork:






Acabamento – Tira de tecido que é costurada às extremidades externas da colcha. Existem algumas variações, principalmente nas formas de se montar os cantos do trabalho (mitrado, cego ou em curva), e usando-se tiras cortadas em viés ou não.





Alinhavo - Técnica de costura para unir camadas de tecido ou as camadas de uma colcha, feita à mão com pontos grandes. A costura que é temporária deve ser retirada depois do trabalho pronto.





Appliqué – Traduzindo significa aplicação - Técnica de prender pedaços (aplicações) de tecidos sobre um tecido de fundo, com uma costura à mão, usando pontos invisíveis ou decorativos. Também se podem fazer aplicações á máquina contornando o desenho com ponto zig-zag (ponto satin). Existem diversos tipos de papéis termo-colantes (nacional e importado) que são fundamentais neste trabalho.





Big Foot ou Grande Pé – É um acessório importado, que acoplado no lugar do “pézinho” tradicional da máquina de costura, possibilita o quilt livre.




Canto Mitrado – (Mitered corner) É a união de bordas ou debruns feitos em angulo de 45°.





Cortador Circular ou Rotary Cutter -Agiliza o trabalho, possibilitando cortar com precisão várias camadas de tecido de uma só vez.





Debrum – Tira de tecido usada no acabamento final do trabalho.





Bjs e que Deus abençoe a todos!









Nenhum comentário: